segunda-feira, 15 de junho de 2015

ORIENTAÇÃO AO PROCESSO DE SUBMISSÃO DE LIVROS


 ORIENTAÇÃO AO PROCESSO DE SUBMISSÃO DE LIVROS

NORMAS, ROTINAS E PROCEDIMENTOS QUE REGULAMENTAM O PROCESSO DE SUBMISSÃO, A FIM DE SEREM PUBLICADOS LIVROS, CUJA  DIAGRAMAÇÃO E IMPRESSÃO SERÃO REALIZADAS PELA GRÁFICA LICITADA PELA UFMT

PROCESSO DE SUBMISSÃO
 As obras a serem submetidas para publicação devem obedecer aos critérios de submissão regimentais:

 Devem se constituir em produções acadêmicas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão e  edições culturais e artísticas.

Os trabalhos produzidos na Universidade Federal de Mato Grosso terão prioridade sobre os demais.

A obra a ser publicada deverá ser encaminhada, através do formulário da página da EdUFMT: SUBMISSÃO DE OBRAS,  preenchido,  impresso e assinado, ao qual se anexa a obra em word, gravada em CD/DVD, protocolado no protocolo Central da UFMT.

ETAPAS:  DA APROVAÇÃO DA OBRA ATÉ A IMPRESSÃO

Análise do Mérito da obra pelo Conselho Editorial, que emitirá lista de obras aprovadas em mérito, na 1ª. reunião ordinária, após encerradas as inscrições.

As obras aprovadas em mérito serão encaminhadas a dois pareceristas ad hoc, para análise de conteúdo e emissão de parecer, aprovando a publicação. O prazo para o recebimento desses pareceres é de,  em média, trinta (30) dias, a contar da data de recebimento da obra pelo parecerista .

O recebimento do parecer positivo será examinado imediatamente pelo Conselho Editorial, que autorizará informar o autor da obra sobre a aprovação.

(o parecer negativo encerra o processo que será devolvido ao autor)

A revisão ortográfica, gramatical, textual e de  normas da ABNT,  vem, desde 2010, dependendo da fila para revisão pela EdUFMT. Assim, após a aprovação de conteúdo a obra entra na fila para revisão na EdUFMT.

Por ordem de término de revisão na EdUFMT,  a EdUFMT encaminhará à gráfica licitada pela UFMT as obras a serem diagramadas e impressas. O fluxo temporal da diagramação obedecerá ao Edital de licitação.

A primeira versão de cada obra diagramada será encaminhada aos autores que terão até sete (sete) dias para aprovação ou apontamentos para que seja feita a diagramação final.

O autor poderá solicitar correções quando ocorrer deslocamento de conteúdo, equívocos de pontuação e quaisquer modificações decorridas do próprio software de diagramação, entretanto, correções ortográficas e gramaticais são de responsabilidade do revisor da obra e, portanto, deverão ser resolvidas na fase anterior à diagramação.

 Por ordem de entrega das obras à EdUFMT pelos autores, elas serão encaminhadas para a impressão.
 O “boneco” de cada obra será apresentado ao autor, para aprovação, ou apontamento de refeitura do boneco. O autor terá até sete (7) dias para devolver a obra à EdUFMT, que encaminhará para a diagramação final e impressão.

A EdUFMT concederá o número do ISBN, solicitado à Biblioteca Nacional, com o prefixo da Editora, providenciará a ficha catalográfica junto à Biblioteca Central, para conceder o selo/ chancela/ a logo.

A solicitação da ficha catalográfica e atribuição do ISBN estão condicionadas à versão diagramada (em pdf) muito próxima da definitiva (final), ou seja, sem alterações no número de páginas para que o registro da ficha expresse a materialidade da obra.

O prazo de entrega pela Gráfica licitada pela UFMT, obedecerá o Edital de Licitação e a Ata de Registro de Preços.

OBRAS CUJO RECURSO É DO AUTOR E/OU DE AGÊNCIAS DE FOMENTO ((OU AINDA QUE ESTEJA ALOCADO NA UNISELVA)

Da mesma forma, regimentalmente:

CABE AO AUTOR

cumprir todos os trâmites de submissão,

contratar  e pagar  revisão da obra, por sua escolha (revisores que não da EdUFMT).

contratar e pagar gráfica de sua escolha para diagramação e impressão.

A primeira versão de cada obra diagramada será encaminhada aos autores que terão até sete (sete) dias para aprovação ou apontamentos para que seja feita a diagramação final.

O autor terá até sete (7) dias para devolver a obra à EdUFMT, que que aprovará  para a diagramação final e impressão.

Por ordem de entrega das obras à EdUFMT  pelos autores, elas serão encaminhadas para a impressão.



À EDUFMT CABE

Aprovar em Conselho Editorial; enviar a pareceristas  e receber deles o parecer,  aprovando;  conceder o número do ISBN, solicitado à Biblioteca Nacional, com o prefixo da Editora; providenciar a ficha catalográfica junto à Biblioteca Central; conceder o selo/a chancela/ a logo.




Procedimento de encaminhamento de manuscritos à EdUFMT


Do procedimento de encaminhamento


Só serão aceitos para tramitação os manuscritos que forem entregues à Secretaria da EdUFMT na forma de processo formalizado.
O processo deverá ser composto pelos seguintes itens:
a) Formulário de encaminhamento de manuscritos devidamente preenchido;
b) Uma cópia eletrônica na versão Word;
c) Termo de responsabilidade sobre a originalidade do manuscrito, partilha dos direitos autorais, autorização de inclusão de autores/organizadores ou coautores no manuscrito e de responsabilidade quanto uso de direitos autorais de textos, imagens, fotos e similares;
É possível obter o Formulário de encaminhamento de manuscrito e o Termo de responsabilidade exigidos, na seção Formulários do menu principal ou através dos links abaixo:

Do endereço para encaminhamento

Os processos deverão ser enviados ou entregues pessoalmente para o seguinte endereço:
Editora da Universidade Federal de Mato Grosso
Av. Fernando Corrêa da Costa, 2.367. Boa Esperança.
Cuiabá, Mato Grosso
CEP: 78060-900

Dúvidas

Em caso de dúvida entre em contato com a EdUFMT  por uma das alternativas do fale conosco:
                a) Fone: (65) 3631-7155 ou 3631-7154;
                b) Email: edufmt@hotmail.com
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial