segunda-feira, 22 de junho de 2015

RUSGA - UMA REBELIÃO NO SERTÃO MATO GROSSO NO PERÍODO REGENCIAL (1831-1840)

RUSGA - UMA REBELIÃO NO SERTÃO MATO GROSSO NO PERÍODO REGENCIAL (1831-1840)







De: Ernesto Cerveira de Sena, Maria Adenir Peraro

       O livro “Rusga, uma rebelião no sertão. Mato Grosso no Período Regencial (1831-1840)” será lançado, amanhã (7), às 19 horas, no Salão Nobre “Rubens de Mendonça”, do Palácio da Instrução, ao lado da Catedral, em Cuiabá. A publicação é uma coletânea de artigos de professores doutores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de outras instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e particulares, como a Universidade de Cuiabá (Unic). 

“Os artigos são resultados de pesquisas, em sua maioria, inéditas, que procuram responder indagações e apresentar novas possibilidades de análises sobre a Rusga Cuiabana, um evento histórico ocorrido em Cuiabá há 180 anos, mais especificamente em 1834, e ainda nos dias atuais, continua, de alguma forma, a fazer parte de cotidianas discussões por parte de intelectuais desta cidade, Estado e país”, explicam os professores Maria Adenir Peraro e Ernesto Cerveira de Sena.
No livro, essa “Rusga é tratada sob variadas dimensões: desde os atos de forte violência e as fugas e perseguições aos portugueses (bicudos), passando pela identificação dos grupos políticos e seus personagens, até as relações entre elites políticas locais e o governo central, além dos entendimentos e desentendimentos com um de nossos países vizinhos, a Bolívia”, completam os professores Maria Adenir e Ernesto Cerveira.
Compre Pelo Site  , em nossa livraria ou:

Vendas diretamente com os autores:
Contato:
Maria Adenir Peraro
mariaperaro11@gmail.com

Ernesto Cerveira de Sena
ernesto.sena@gmail.com

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial