terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cass Realiza Campanha de Teste Rápido na Luta Mundial Contra a Aids e Demais DST's

Cass realiza campanha de teste rápido que detecta Aids, Sífilis e Hepatite




A Coordenação de Assistência à Saúde do Servidor (Cass) promove, nos dias 02 e 03 de dezembro, a Campanha de Realização de Testes Rápidos. O objetivo é conscientizar o servidor da importância de saber se ele é portador de alguma doença sexualmente transmissível (DST/Aids), podendo assim procurar tratamento adequado. As patologias a serem detectadas pelos exames são: Hepatite, Sífilis e Aids. Os interessados, integrantes da comunidade universitária, poderão procurar atendimento, das 8h às 17h, no Ambulatório da Cass, vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
A iniciativa faz parte da campanha “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, realizada no mundo inteiro no dia primeiro de dezembro, desde 1987. No Brasil a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade de prevenção, aumentar a compreensão sobre a doença e promover uma reflexão da sociedade e órgãos públicos acerca da doença. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento, recuperação e, no caso dos portadores do HIV, de levar uma vida normal. As atividades serão desenvolvidas em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.


Dia Mundial na Luta contra a Aids 




O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988. 

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

Atualmente, existem os medicamentos antirretrovirais - coquetéis antiaids que aumentam a sobrevida dos soropositivos. É fundamental seguir todas as recomendações médicas e tomar o medicamento conforme a prescrição, ou seja, aderir ao tratamento. Há, também, outras atitudes que oferecem qualidade de vida, como praticar exercícios e ter uma alimentação equilibrada. 

Mesmo em tratamento, a pessoa com AIDS pode e deve levar uma vida normal, sem abandonar a sua vida afetiva e social. Ela deve trabalhar, namorar, beijar, passear, se divertir e fazer amigos. 

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado para informar a população sobre a necessidade de prevenção da doença. O preconceito e a discriminação são as maiores barreiras no combate à doença, e os estigmas são provocados principalmente pela falta de conhecimento, mitos e medos. 

A Campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS do Ministério da Saúde deste ano irá realizar uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). Durante 10 dias, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em todo o país.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial