Entrevista com o professor José Fortunato
Fernandes, autor da obra
“Educação musical de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa através do canto coral”
O livro por si só instiga o leitor a
atribuir sentidos. Consideramos, todavia, que a palavra do autor sobre as
condições de produção do seu texto pode acrescentar elementos para os sentidos.
Assim, apresentamos, a seguir, o diálogo:
Como é o
professor-escritor?
O professor-escritor é um curioso dos fenômenos que acontecem a sua
volta que quer registrar por meio de textos os resultados de suas observações.
No meu envolvimento com a educação musical de adolescentes que estavam
cumprindo medida socioeducativa, minha curiosidade estava voltada para os
efeitos positivos que a música poderia surtir na vida desses adolescentes. Mas,
além de saber sobre educação e música, seria preciso conhecer os pontos comuns
na trajetória de suas vidas, sua visão de mundo e a forma como se relacionam
com esse mundo.
Um bom texto precisa ser instigante, envolvente. E é isso que tento
fazer quando escrevo. Recebi algumas críticas pelo fato de meu livro, que é
minha tese de doutorado, ter sido escrito um pouco fora dos padrões. É um pouco
“romantizado”.
Como esta obra foi concebida?
O livro foi concebido a partir das observações feitas em aulas de música
dentro da extinta Fundação Estadual do Bem Estar do Menor – FEBEM, em São
Paulo, por quatro anos e meio. Após uma pesquisa bibliográfica nas áreas da
música, da educação, da sociologia e da psicologia, foi feito um trabalho de
campo dentro de uma Fundação CASA. Os relatos desse trabalho de campo,
entremeados por análises relacionadas às áreas pesquisadas, compõem o último
capítulo do livro.
Com que propósitos?
O propósito do livro é auxiliar educadores musicais que queiram
trabalhar com adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Quando comecei o
trabalho de educação musical na FEBEM, o meu conhecimento era restrito à música
e à educação. Mas para ensinar esse público é preciso saber mais do que isso.
Na época não havia nenhuma literatura que desse algum tipo de orientação. Por
isso me empenhei para dar minha contribuição à sociedade.
Para quais leitores?
O público-alvo principal são os educadores musicais que se propõem a trabalhar
com adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Mas as informações contidas
no livro poderão auxiliar educadores que trabalham de uma forma geral com
adolescentes.
Gostaria de acrescentar algo?
Sim. Gostaria de dizer que o trabalho com adolescentes que cumprem
medida socioeducativa, seja na área artística, esportiva ou qualquer outra
área, só terá sucesso quando houver uma parceria política. Quando o Estado,
responsável pela reeducação desses adolescentes, apoia e investe em tais
iniciativas, os resultados são surpreendentes. São descobertos novos artistas,
novos esportistas, que conseguem modificar o rumo de suas vidas. Mas quando não
há apoio do Estado, o trabalho torna-se em vão e os adolescentes saem das
instituições correcionais piores do que quando entraram. O meu livro traz essa
perspectiva, dando uma visão do que acontece nos bastidores de tais
instituições.
A EdUFMT tem imensa
satisfação pela publicação de seu livro. Agradecemos suas palavras. Desejamos o
sucesso merecido!