A Educação Matemática constitui um campo de trabalho
multifacetado, no qual devemos incluir o trabalho científico, feito
prioritariamente nas universidades e centros de investigação, e o trabalho
de natureza profissional, empreendido por todos aqueles que ensinam
Matemática num dado nível de ensino (fundamental, médio, superior).
Integra também este campo a formação de professores, tanto a formação
inicial como a formação continuada. A Educação Matemática é, portanto,
um campo científico, um campo profissional e um campo de formação,
sendo necessário relevar as dimensões comunicacionais, associativas e
colaborativas em que diversos atores interagem por via do seu trabalho
conjunto, dos seus encontros e discussões e das suas leituras e reflexões.
O surgimento de um novo livro compilando trabalhos diversos é um
mais um passo do processo de construção de um campo multifacetado
com dimensões científicas, profissionais e formativas. Este livro representa
de forma exemplar a variedade de assuntos e perspectivas com que se
trabalha hoje em dia em Educação Matemática, especialmente na sua
relação com a formação do professor que ensina esta disciplina e na
constituição da sua identidade profissional.