sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Resenha: Interfaces Sociais e textualidades midiáticas


Livro: 
Interfaces Sociais e textualidades midiáticas
, organizado por Benedito Dielcio Moreira




   Lançado em 2015, o livro é resultado de um árduo processo que reuniu professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG e do Instituto de Linguagens da UFMT em torno do Doutorado Interinstitucional, mas conhecido com a sigla Dinter, que é uma construção acadêmico-pedagógica, baseada no encontro entre expectativas e perspectivas locais, cujo resultado convoca o estado da arte do campo em um esforço de compreensão e análise de realidades singulares. Envolve ainda descobertas, imprevistos, reciprocidade e afeto.
   Com seminários passando por processos de organizações de idéias em torno dos assuntos com enfoque narrativo midiático envolvendo os meios comunicacionais e seus derivados, o livro é uma obra informativa com base em pesquisas e estudos dos alunos e professores do Programa Dinter, pesquisadores da UFMT e outros membros docentes de redes de ensino institucionais.
   O livro possuí uma capa digna de respeito e com efeitos tridimensionais, mostrando um mapa de solo brasileiro, com linhas intercaladas sobre ele, referenciando o avanço da comunicação como pontos ligados entre si, como uma rede de dados ligados e transmitidos por um determinado satélite.
   A Narrativa do livro é clara e concisa, sendo totalmente aberta e direta nos assuntos, sua linguagem flui de forma envolvente, enredando-nos em suas linhas até o último parágrafo, consumindo nossa atenção de um só fôlego.
Há cada capitulo, o livro vai se desenrolando, com artigos diversos e teses defendidas sobre o assunto central de cada capitulo, ou seja, a comunicação envolvida em cada um deles, é claro.
   Com 169 páginas ao todo, o livro é interessante, pois, possuí uma linguagem clara e aberta, assuntos do cotidiano que trazem uma ligação direta com a comunicação e suas respectivas desenvolturas. Um ótimo auxiliador para estudos no campo de pesquisa e conhecimento de conceitos comunicativos e teorias explicadas na prática cotidiana.

 

                                                                                              redator: Jonathan Nery dos Santos






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial