quarta-feira, 18 de abril de 2018

Dia Nacional do Livro Infantil



Hoje, 18 de Abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao ilustre escritor Monteiro Lobato, que tanto dedicou-se à literatura para crianças. 
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.*

Para comemorar este 18 de Abril, a Editora Universitária recomenda aos interessados no tema alfabetização a leitura do catálogo 'Memória da Alfabetização Mato-grossense: O caminho das cartilhas', de organização de Cancionila Janzkovski Cardoso e Lázara Nanci de Barros Amânico. Na obra, as organizadoras optam por privilegiar apenas uma pequena parte do acervo constituído na UFMT, enfatizando em obras cujo tema é alfabetização. Desse modo, apresentam uma listagem de cartilhas (com fotos da capa) e de manuais de instrução ao alfabetizador sobre o uso das cartilhas. Além disso, o leitor também conta com uma ficha de cadastro dos depoimentos de professores alfabetizadores.
A obra é fruto da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), o Núcleo de Pesquisa em Educação Centro de Documentação UFMT / Rondonópolis e a EdUFMT, e está disponível no site da EdUFMT e em nossa livraria física.  


*(Fonte: Uol.com)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial