Livro
Pesquisa e produção do conhecimento no contemporâneo: Rotinas e Rupturas, organizado pela professora doutora Juliana Abonizio.
A obra resulta da apresentação de trabalhos, contribuições de grande parte dos conferencistas que participaram do seminário - de mesmo título da obra - evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea –ECCO- UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso)-, juntamente com o apoio financeiro da FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso e do Instituto Superior de Cultura Gervásio Leite), no ano de 2011. (não se configura como anais)
O livro é uma coletânea que se divide em três seções, correspondentes às linhas de pesquisa do ECCO: Epistemes Contemporâneas, Poéticas Contemporâneas e Comunicações e Mediações Culturais.
Em “Epistemes Contemporâneas”, a base do estudo fica a critério de fatos históricos e estudos científicos nas lógicas cientificas e culturais, dividida entre cinco capítulos, sendo eles:
- As humanidades em face das ciências: a propósito da escrita acadêmica e dos métodos de pesquisa, de Ludmila Brandão;
- Do corpo ao texto: sobre o nascimento das lógicas, de Ricardo Kubrusly;
- A escrita da história, as práticas culturais e a análise de documentos, de Flávia Lemos, Leila Almeida e Dolores Galindo;
- Ciência experimentada: as vivências de uma cientista no cotidiano, de Juliana Abonizio;
- O tempo como contínuo – um diálogo entre física e história, de Walter Gomide.
Em “Poéticas Contemporâneas”, segunda parte do livro, a compreensão pode ser estendida aos processos artísticos e culturais. Esta linha acolhe, portanto, pesquisas sobre os novos modos do fazer artístico e simbólicos de indivíduos e grupos – as suas poéticas – na sociedade contemporânea, incluindo movimentos culturais idealistas que tinham por si uma visão poética centrada e de ideais fortes como, por exemplo, os movimentos vanguardistas . Composta por 6 capítulos, sendo eles:
- Rotinas e rupturas na arte: poéticas tecnológicas contemporâneas, de Cleomar Rocha;
- Pesquisas educacionais baseadas nas artes: a/r/tografia e educação da cultura visual, Belidson Dias;
- A construção narrativa da alteridade: por um dialogo entre antropologia e literatura, de Patricia Silva Osorio e Gustavo José Jordan Prado;
- Arthur Bispo do Rosário: o homem que habitou poeticamente o mundo, de Marta Dantas;
- A pesquisa em música contemporânea: projetos artísticos materializando conhecimentos, de Teresinha Prada;
- A Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso e a resistência da vanguarda, de Roberto Victorio;
Em “Comunicação e Mediações Sociais”, terceira e última parte da coletânea da autora Juliana Abonizio, o livro toma caminhos diversos das duas partes anteriores, porém com ligações entre si, como as práticas sociais e culturais nas práticas comunicativas e, simultaneamente, como formadoras dos ambientes de circulação de informações. Mais precisamente, interessa analisar a comunicação como meio e tema pertinentes aos estudos de cultura, para abranger projetos que tratem das práticas sociais como mediadoras da produção de sentido e da vinculação social na contemporaneidade. Fechando a coletânea com 3 capítulos, sendo eles:
- Pesquisas em comunicação: desafios diante da transdisciplinaridade e multiplicidade de abordagens, de Lucia Helena Vendrúsculo Possari;
- Comunicação e cultura: cenários e itinerários teórico-metodológicos dos estudos de recepção latino-americanos, de Denise Cogo;
- Eco, Narciso e os espelhos: uma leitura de literaturas em orkut.com.br, de Icléia Rodrigues de Lima e Gomes.
Referência:
Livro: Pesquisa e produção do conhecimento no contemporâneo: Rotinas e rupturas, organizado pela Profa. Dra. Juliana Abonizio.