segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dia Do Progresso

27 de Junho.

O termo “progresso” está presente no lema nacional da República Federativa do Brasil (“Ordem e Progresso”) a partir do momento de sua formação em 1889. A expressão é o lema político do Positivismo, abreviada do lema de autoria do positivista francês Augusto Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.
Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas para todos (respeito aos seres humanos, salários dignos, entre outros direitos) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).
A expressão é empregada, também, como lema na Bandeira Nacional, que fora idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e pintada pela primeira vez pelo artista Décio Villares.
O Dia Nacional do Progresso simboliza o dia para celebração dos direitos conquistados pelos cidadãos brasileiros, como também pela reafirmação dos objetivos republicanos ainda a se obter. É um excelente dia para se refletir sobre qual o tipo de progresso o pais precisa e os seus custos sociais.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial