terça-feira, 26 de junho de 2018

Obras EdUFMT: Questões de gênero e sexualidade



Gênero, sexualidade e diversidade são temas já debatidos por autores que integram as obras da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. Tendo em vista a valiosa contribuição desse tipo de debate para a formação do sujeito, separamos uma lista de livros do nosso acervo que trazem à tona um tema tão importante e atual. Confira!

 O leitor irá encontrar nesse livro conteúdos de grande relevância para o mundo contemporâneo como: a relação da criança com as redes sociais; a influência dos discursos midiáticos nos valores estéticos das crianças e o desrespeito à criança pela mídia em campanhas sobre “ abuso e exploração sexual”. Em relação à adolescência, o livro traz estudos e discussões sobre: a maternidade neste período de vida; a iniciação sexual, a heteronormatividade e a vulnerabilidade; o uso de preservativos e métodos contraceptivos em geral; as narrativas de travestilidade e práticas afetivo-sexuais entre mulheres. Além de textos bastante amplos e abrangentes que escrutinam o universo da infância e da juventude nos contextos da saúde, da educação, dos discursos midiáticos e sociais, sempre na perspectiva de Gênero e Sexualidades, numa linguagem clara e direta, sem perder de vista a crítica e a inventividade necessária neste campo.

Para adquirir a obra, clique aqui

O presente livro trata de temas relacionados à formação de educadores. Isso mesmo, de educadores e não somente professores. Todo professor é um educador, mas nem todos os educadores são professores. É num sentido mais amplo do processo educativ, que não somente o de ensinar a aprender na escola, é que o conjunto de textos que ora apresentamos se ocupam.

Para adquirir a obra, clique aqui






A proposta desta obra é proporcionar a professores e demais agentes escolares um espaço de discussão e de formação no que concernem os temas da diversidade no âmbito escolar. Especificamente, trata-se de discutir as práticas educativas formais e informais relacionadas à diversidade sexual, de gênero e étnico-raciais, bem como as políticas educacionais decorrentes desses temas e que se fazem necessárias para promoção de processos de democratização na escola e enfrentamento das diferentes formas de violência relacionadas às questões abordadas.

Para adquirir a obra, clique aqui



Sobre corpos, gêneros, sexualidade, raça/etnia na educação temos muito ou pouco a dizer? Como disparar a necessária discussão desses campos de problematização no contexto da Universidade e da educação escolar básica? São muito comuns inúmeras prátricas que colocam pessoas em situação de vulnerabilidade em função das diferenças de genêros, sexuais e étnico/raciais.

Para adquirir a obra, clique aqui






Esta obra consuma uma parceria entre suas autoras marcada por uma estética que insiste em vivenciar, valorizar, reconhecer e legitimar diferenças identitárias. Assume a perspectiva de um curículo integrado transgressor da disciplinaridade e da heterossexualidade compulsória e convida @s leitoras/es à vigilância na luta discursiva pela negociação de sentidos, especialmente no que tange às indentidades não-heterossexuais.

Para adquirir a obra, clique aqui
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial