quarta-feira, 22 de julho de 2015

Entrevista com a Profª Juliana Abonizio

 
Entrevista feita com a Profº Juliana Abonizio referente ao seu mais recente livro: Pesquisa e produção do conhecimento no contemporâneo: Rotinas e rupturas

1.         O livro é resultante de um evento. Gostaria de falar sobre isto? 

Eu sou membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT, que é um Programa Interdisciplinar que agrega pesquisas sobre vários temas da cultura contemporânea visando romper as barreiras disciplinares que fragmentavam o conhecimento. No âmbito do ECCO, idealizei um evento com o objetivo de discutir sobre as mudanças do mundo e as mudanças nas maneiras de conhecer, discutindo, portanto, sobre o despontar de novos objetos de pesquisa e novas metodologias. Foi assim que escrevi o projeto do evento intitulado Pesquisa e Produção do Conhecimento no Contemporâneo: Rotinas e Rupturas e o submeti ao edital de apoio a eventos da Fapemat. Fomos contemplados com o apoio e, com a ajuda dos colegas do ECCO, coordenei o evento, realizado em setembro de 2011.  Convidamos professores renomados de várias universidades de todas as regiões do Brasil. Tivemos uma conferência de abertura e de encerramento; três mesas redondas referentes às 3 linhas do ECCO (Epistemes Contemporâneas, Poéticas Contemporâneas e Comunicação e Mediações Culturais) e uma mesa que composta por pesquisadores que compartilhavam as metodologias pouco usuais que adotaram em suas práticas acadêmicas. Ainda tivemos a participação de concertos de música contemporânea que permitiram também refletir sobre a produção do conhecimento artístico e sua interface com a ciência, a tecnologia e a produção acadêmica em geral.
O evento foi muito bem sucedido e faço questão de agradecer, cada vez que falo neste evento, à FApemat, pelo apoio imprescindível à sua realização. Agradeço também ao Instituto Superior de Cultura Gervásio Leite, criado pela profa aposentada da UFMT Marília Beatriz de Figueiredo Leite - hoje membro da Academia mato-grossense de Letras - que também contribuiu para viabilizar o evento.
O seminário cumpriu sua função de "seminar" ideias. De fato, foi um catalisador de debates e reflexões, inclusive contribuiu para formação de parcerias e estreitamento de laços entre os pesquisadores de outras instituições, como foi o caso da parceria entre o ECCO e o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ que também possui um mestrado interdisciplinar. Essa parceria foi realizada através do interesse do Prof. Dr. Ricardo Kubrusly, um dos convidados para o evento e um dos autores do livro, que foi pensado justamente para dar uma continuidade ao próprio evento.

2.         Como foi concebida essa obra? 

Para que o evento não se esgotasse nos poucos dias de sua duração, sempre tive em mente os resultados que dele poderiam advir. As parcerias, como disse acima, são um dos seus desdobramentos, além dos intercâmbios docentes e discentes e do próprio aprofundamento da reflexão teórico-metodológica sobre interdisciplinaridade no mundo contemporâneo. Para que o resultado fosse ainda mais perene e se desdobrasse em outras produções, tomei a iniciativa de convidar todos os participantes para fazer parte de um livro coletivo que materializasse os resultados do evento e ampliasse o acesso às discussões que fizemos. A quase totalidade dos convidados aceitou a sugestão de imediato. Estabeleci uma data e cada um enviou sua contribuição escrita. Decidi, para ser fiel ao evento, manter as linhas do ECCO como partes do livro, do mesmo modo que o evento foi organizado, mas não houve uma correspondência completa entre as palestras e os capítulos do livro. Fizemos reajustes que melhor adequassem a produção a uma obra literária.
Com o livro montado, submeti o manuscrito à EdUFMT e ele passou pela análise dos pareceristas e por todo trâmite necessário.
Com o manuscrito finalizado e após passar por revisão, o mesmo foi materializado através de uma parceria entre a EdUFMT e a Editora Carlini e Caniato que fez toda parte editorial, diagramação, capa etc. Eu adorei o resultado assim como todos os autores. 

3.         Os capítulos trazem diferentes temas e abordagens. Como é costurar isto? 

Não tive muita preocupação em costurar os temas e a abordagens não. De fato, foram vários, mas acho que essa diversidade é fundadora e é característica do mundo contemporâneo. Os leitores farão os entrecruzamentos, as justaposições e as relações de acordo com seus interesses. A minha intenção foi contribuir para a reflexão sobre a cultura contemporânea sem a preocupação de chegar a um termo comum.

4.         Há projeto de novos eventos e publicações como esta? 
Sim, há. Este ano, eu coordenarei um novo evento intitulado Corpo, Consumo e Saúde: reflexões Contemporâneas a ser realizado em setembro, também com o apoio da FAPEMAT. Este novo evento foi idealizado com parcerias entre grupos de pesquisa da UFMT e toda a equipe está muito animada com  os resultados dessa nova empreitada. Dentre os resultados almejados está a proposta de lançar um novo livro sobre a temática que acreditamos ser de interesse de amplo espectro de pesquisadores, estudantes e público geral. Tentaremos ser mais ágeis nesta proposta para que o livro não demore tanto a sair em relação ao evento, como ocorreu da última vez.

5.         Gostaríamos que resumisse o livro em uma palavra, qual seria?  é difícil uma síntese tão extrema, mas diria então: contemporaneidade.

6.         Faça um breve resumo do livro para os leitores do blog.


7.          
O livro une autores de várias instituições de ensino brasileiras a fim de refletir sobre a produção de conhecimento no contemporâneo, questionando os objetos de pesquisa até então inéditos e a criação/adaptação de metodologias que tornem possível acedê-los. Com esse objetivo, discutimos sobre os limites do conhecimento disciplinar, as novas epistemologias, a utilização de novas e velhas tecnologias, a relação entre os sujeitos de pesquisa, as subjetividades envolvidas no fazer acadêmico e também nos dedicamos a pensar as interfaces entre arte, ciência e humanidades em geral.

7.          Qual é o público alvo desta obra?  por se tratar de uma obra interdisciplinar que discute sobre interdisciplinariedade, o livro atende a demanda de pesquisadores juniores e seniores interessados em desvendar algum aspecto da cultura contemporânea. Assim, poderão se beneficiar desta obra, professores e estudantes de vários ramos de conhecimento de dentro e fora do centro-oeste. 


Gostaria de acrescentar algo?
Gostaria de agradecer uma vez mais aos nossos apoiadores, em especial, à FAPEMAT, pois sem seu apoio essa realização não seria possível. Agradeço também ao Instituto Superior de Cultura Gervásio Leite, ao ECCO e ao trabalho das editoras Carlini e Caniato e EdUFMT. Os livros podem ser adquiridos através do meu email:abonizio.juliana@gmail.com. Por fim, espero que os leitores tenham suas expectativas satisfeitas. Obrigada!



   
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial